Resumo do Livro
Livro: Didática na Prática:
Os Procedimentos de Ensino que Fazem a Aula Acontecer; Editora Avercamp, SP, 2004.
Organizadora: MARTA SCARPATO
Capítulo 1
Procedimentos de Ensino: Um ato de escolha na busca de uma aprendizagem integral
Autora: Marta Scarpato
Quando o professor preocupa-se em ensinar o aluno está implícito o processo ensino-aprendizagem, pois eles estão conectados.
Para despertar os interesses dos educandos por suas aulas é fundamental que o professor organize-as de forma que sejam atrativas e as desenvolva em uma linguagem verbal e corporal clara, objetiva e direta, a fim de não confundir o aprendiz, mas sim de envolvê-lo no processo de ensino e proporcionar melhor aprendizagem.
Nesse processo de ensino-aprendizagem gera-se vínculos entre quem ensina e quem aprende, tendo como base o diálogo, há uma troca de conhecimentos tanto nos âmbitos cognitivos, afetivos e motor ; o aluno traz consigo o conhecimento empírico, o professor o científico e a a partir dessa interação ocorre a sistematização do conhecimento.
Ao preparar suas aulas é imprescindível que o professor tenha consciência de que está se deparando com uma sala heterogenia, com alunos de características individuais e distintas, que aprende de forma e ritmo diferente.
Uma das preocupações do professor é fazer com que o aluno aprenda, que a aprendizagem ocorra de forma integral, ele assim apreenderá a ser um cidadão, tendo condições de transformar sua vida e o meio social onde vive.
Para propiciar uma aprendizagem global, o educador não deve fragmentar o aluno; pensando que agora aprenderá com o cérebro e depois com o corpo, mas sim tendo consciência que ele aprende com os cinco sentidos, ou seja, ouvindo, lendo, sentindo, conversando, tateando; sentidos estes que devem ser explorados a fim de desenvolvê-los e proporcionar a melhor aprendizagem.
Ao planejar suas aulas o professor deve levar em consideração quem são os alunos, quais suas experiências, em que região está situada escola, que fatos históricos esses estão vivenciando no momentos; como eles aprendem, o que esperam de suas aulas. É preciso transformar a sala de aula em um espaço gerador de novas ideias, por meio de um clima agradável, usando da criatividade e entusiasmo despertar o interesse do educando em relação à aprendizagem.
O professor precisa determinar de que forma ministrará os itens do conteúdo programático planejado, ou seja, ao planejar suas aulas é fundamental que trace seus objetivos, que selecione os conteúdos a serem aplicados, os métodos s ser usado, usando da avaliação para verificar o grau de assimilação e consequentemente a eficácia de sua prática.
Entretanto, é fundamental que o professor reflita e reveja o planejamento de sua prática, pois de acordo com os métodos utilizados haverá alunos participantes ou ouventes, aqueles que se expressam ou não. No entanto no processo de ensino aprendizagem há troca de conhecimentos entre quem ensina e quem aprende, no qual contribui para a formação do educando para viver em sociedade.
Para proporcionar aprendizagem integral o professor dispõe de vários procedimentos de ensino, cabe a ele escolher o mais adequado, não utilizar o livro didático como salvação, mas sim como referência, buscando sempre inovações para que seus alunos se interessem e aprendam afetivamente.
Para estimular e desenvolver o interesse de seus educandos e para que eles obtenha aprendizagem completa e educador conta com três tipologias, sendo elas; Conceitual, Procedimental e Atitudinal.
- Tipologia Conceitual; é a aprendizagem que o aluno leva para a vida, não consiste apenas em memorização de fatos, mas, na compreensão dos mesmos.
- Tipologia Procedimental; faz com que o educando aprenda pela ação, através da prática, a partir de valores propostos.
- Tipologia Atitudinal; possibilita que o aprendiz construa seus conhecimento com base em atitudes, normas e valores expressos no processo de ensino aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário