DESENVOLVIMENTO SÓCIOAFETIVO
&
EDUCAÇÃO
&
É sabido que o desenvolvimento humano acontece ao longo de toda a vida, entretanto, é no período da infância que as aquisições referentes ao afeto desempenham papel elementar para a consolidação da personalidade em etapas posteriores. Inúmeros estudos em educação apontam que afetividade e inteligência são aspectos indissociáveis, influenciam na socialização e no processo de aprendizagem do aluno.
A Instituição Escolar sendo ambiente propicio a aprendizagem formal, deve promover e facilitar o bom relacionamento entre seus atores (professor e aluno); apresentar-se com locus prazeroso e atrativo, onde o estudante sinta-se confiante a superar desafios inovadores.
Neste sentido, cabe ao professor promover mediação entre o aluno e o conhecimento, de maneira afetiva, em que sua ação pedagógica seja pautada no respeito e compromisso ético. A ação do Educador deve contribuir para o desenvolvimento da autoestima do estudante; transmitir confiança e respeito, facilitar vínculos que permita a superação do senso comum.
Portanto, o comportamento intelectual é motivado pelas ações afetivas, aconselhável que tanto escola quanto professor promova situações para que o aluno seja motivado a desenvolver suas habilidades cognitivas e sócioafetivas que
certamente culminará e facilitará a aprendizagem sistematizada.
Referência
Disponívelem<:http://editorarealize.com.br/revistas/cintedi/trabalhos/Modalidade_1datahora_08_11_2014_00_21_59_idinscrito_2089_3130700d934f0cbe1b5f77f32a556767.pdf. Acesso em 28 de julho de 2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário