Senso comum é o modo de pensar da maioria das pessoas, são noções comumente admitidas pelos indivíduos. Significa o conhecimento adquirido pelo homem partir de experiências, vivências e observação do mundo.
O senso comum se caracteriza por conhecimentos empíricos acumulados ao longo da vida e passados de geração em geração.
É um saber que não se baseia em métodos ou conclusões científicas, e sim no modo comum e espontâneo de assimilar informações e conhecimentos úteis no cotidiano.
O senso comum é uma herança cultural que tem a função de orientar a sobrevivência humana nos mais variados aspectos. Através do senso comum uma criança aprende o que é o perigo e a segurança, o que pode e o que não pode comer, o que é justo e o que é injusto, o bem e o mal, e outras normas de vida que vão direcionar o seu modo de agir e pensar, as suas atitudes e decisões.
Também faz parte do senso comum os conselhos e ditos populares que são tidos como verdades e seguidos pelo povo. Por exemplo: “Deve-se cortar os cabelos na lua crescente para que cresçam mais rápido”, " Manga com leite faz mal".
E conhecimento que são passadas pelas gerações sobre chás e ervas medicinais, que mesmo sem a comprovação científica, são utilizados por serem o senso comum da população. Tem-se outros exemplos: colocar uma moeda no umbigo de um recém-nascido para que ele não fique para fora ou até mesmo quando alguém deixa cair em casa uma colher no chão e acredita-se que logo em seguida chegará uma mulher.
Fonte: http://juhroyal.wordpress.com/2013/10/20/os-conhecimentos-presentes-no-dia-a-dia-senso-comum-teologico-filosofico-e-cientifico/
Voltou!
ResponderExcluir