Temas como didática, currículo, ensino e aprendizagem sempre estiveram permeando as discussões em âmbito escolar, esses são os assuntos abordados no terceiro livro de estudo da disciplina Concepções Psicopedagógicas, do Curso de Especialização em Métodos e Técnicas de Ensino. É um livro composto por sete "sucintos" capítulos, que traz apontamentos sobre questões relacionadas ao ensino-aprendizagem.
Tendo como gênese na Grécia antiga o termo didática era entendido como a arte de ensinar, instruir; atualmente didática é concebida de maneira mais ampla, como métodos de ensino onde os envolvidos no processo de ensino aprendizagem ( professor e aluno) trocam saberes. O docente por sua vez desenvolve suas ações como facilitador, mediador para que o aluno possa construir o conhecimento.
De acordo com Moran (2000), educar é (...) ajudar os alunos na construção da sua identidade, do seu caminho pessoal e profissional - do seu projeto de vida, no desenvolvimento de suas habilidades de compreensão (...).
A didática assume perspectiva de multifuncionalidade do processo de ensino-aprendizagem e articula as dimensões; técnica, humana e política; rompendo com práticas individualistas, buscando discutir a concreticidade do currículo , metodologias adequadas ao contexto atual, refletindo sobre práticas pedagógicas e seus determinantes sociais.
Embora didática e currículo tenham sido abordados de maneira dissociada por muito tempo, as práticas pedagógicas atuais consideram necessário agregar-los promover integração entre ambos, favorecendo o trabalho pedagógico, sendo o currículo com suas intencionalidades colocado em prática por meio de estratégias didáticas.
Cipriano Luckesi trata a didática como modo crítico de desenvolver uma prática educativa forjadora de um projeto histórico que deve servir com mecanismo de tradução prática de posturas teóricas em práticas educativas.
A linguagem didática deve ser acessível aos alunos, adequada ao nível cultural, gramaticamente correta, bem humorada, suave com um diálogo, ressaltando passagens difíceis quando necessário.
Métodos de ensino como aula expositiva pode ser uma técnica muito útil a ser usada pelo professor, uma vez que assume posição de diálogo na qual a mensagem é transmitida com intuito de desencadear uma discussão, debate sobre o conteúdo estudado.
De igual relevância, a metodologia de denominada pesquisa, assume papel ímpar no desenvolvimento da curiosidade e do intelecto, estimula a perseverança principalmente quando o assunto a ser pesquisado é interesse do indivíduo.
Contudo, considerando o conteúdo exposto sobre a temática abordada, pode-se afirmar que faz -se necessário o conhecimento sobre didática e suas implicações no contexto escolar, desse modo, é imprescindível que o professor seja conhecedor do currículo ,sobretudo, da didática que usará para sua efetivação prática.
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