O que há é Preconceito
O Brasil é constituído por várias etnias que enriquece e singulariza nossa sociedade. No entanto há um pequeno grupo de pessoas que se dizem esclarecidas e dotadas de “cultura” que afirmam que a maioria dos brasileiros falam errado; isso não é verídico, o que há por parte dessa minoria é preconceito linguístico.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais para a Língua Portuguesa reconhece que em nosso país há variantes linguísticas que devem ser respeitadas, algo que não acontece na prática; cada vez mais se tenta padronizar o indivíduo impondo a forma na qual se deve falar, sob pena de deboche e sátiras.
Há um discurso vigente que o brasileiro não tem memória, entretanto a cada dia somos vítimas de um corporativismo que além de ditar o que vestimos e comemos tenta incutir em nossas mentes sua forma padrão de falar; aniquilando nossas raízes socioculturais.
A escola que “prega” a pluralidade cultural, o respeito às diferenças é a instituição que difunde com maior eficácia tal preconceito; bombardeando os educandos cotidianamente com a idéia de que eles devem se expressar de “maneira adequada”, tornando-os vítimas de violência simbólica.
No entanto, faz-se necessário que nos libertemos de tal preconceito e que se respeite o modo de falar de cada pessoa, caso contrário estaremos rejeitando também sua cultura e nos prestando à submissão e aos interesses alheios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário