Vitaminas
As vitaminas são micronutrientes, compostos orgânicos, que atuam no processo de metabolismo de carboidratos, lipídios e proteínas; desse modo, são essenciais ao organismo. Entretanto, a maioria dos animais não consegue produzi-la em quantidade suficiente, daí a importância de ingerir alimentos que a contenha.
Vitamina A e suas funções
Uma das vitaminas primordiais para o funcionamento do corpo humano é a vitamina A, também conhecida nos alimentos como retinil palmitato. Nosso corpo converte o retinil palmitato em três forma metabolicamente ativas: retinol, retinal e ácido retinóico.
Embora a vitamina A seja mais conhecida por sua função vital na visão, ela também tem outras funções; participa de atividades fisiológicas relacionadas ao sistema imunológico, manutenção dos tecidos epitelial e mucosa atua também no desenvolvimento ósseo. Vejamos mais nitidamente cada uma de suas funções:
Função da vitamina A em dar suporte a visão: A retina humana contém quatro tipos de fotopigmentos que armazenam compostos de vitamina A, um desses pigmentos chamado de Rodopsina permite que os bastonetes detectem pequenas quantidades de luz, assim a vitamina A desempenha uma função fundamental na adaptação de olhos para condições de pouca luz e visão noturna.
Os outros três pigmentos, conhecidos coletivamente como iodopsins, são encontrados nas células cone da retina e são responsáveis pela visão diurna. A córnea, parte transparente do olho, é protegida pela vitamina A.
Função da vitamina A no sistema imunológico: A vitamina A participa da defesa do organismo, pois ajuda a manter úmida e saudável as mucosas. As mucosas são um tipo de pele que recobre alguns órgãos por dentro, como o nariz, a garganta, a boca, os olhos, o estômago, e representam uma ótima proteção contra as infecções, tais como diarreia e infecções respiratórias, possibilitando uma recuperação mais rápida. Sendo assim, a vitamina A funciona como barreira protetora de microorganismos causadores de malefícios ao corpo humano.
Função da vitamina A no crescimento de células: A vitamina A é necessária para o crescimento e desenvolvimento normal das células, porém esse processo não é totalmente compreendido, sabe-se que o ácido retinóicé necessário para a síntese que glicoproteína que controlam a adesão celular (capacidade das células de se anexarem umas a outras).
Outras funções da Vitamina A: A vitamina A é essencial para os processos reprodutivos em homens e mulheres desempenha funções no metabolismo ósseo.
Fontes de vitamina A
A vitamina A (retinol) pronta para ser usada pelo organismo é encontrada em alimentos de origem animal, tais como: Vísceras (principalmente fígado), gemas de ovos, leite integral e seus derivados (manteiga e queijo), também em óleos de peixe.
Nos vegetais são fontes de vitamina A, sob a forma de carotenóides (precursores de vitamina) os quais o organismo converterão na vitamina. Em geral frutas e legumes amarelos e alaranjados e vegetais verde-escuro. Desse modo, manga, mamão, cajá, caju maduro, goiaba vermelha, abóbora, cenoura, acelga, espinafre, chicória, couve, salsinha entre outros. Alguns frutos de palmeira e óleos também são ricos em vitamina A; dendê, buriti, pequi, pupunha e tucumã.
Sintomas de carência de vitaminas A
A carência da vitamina A pode afetar severamente o revestimento ocular levando a xeroftalmia( ressecamento da córnea), e cegueira noturna em crianças, quando estão em ambientes pouco iluminados. Em estágio mais avançados causa xerose corneal (perda do brilho dos olhos); ainda pode levar a necrose e destruição do globo ocular provocando cegueira irreversível.
Outro sintoma da carência de vitamina A no organismo é a incidência de infecções, deixando o corpo vulnerável, incapaz de se defender doenças. As infecções, principalmente em crianças, levam a falta de apetite que resulta na diminuição do consumo de alimentos que contem vitaminas.
Nos lactantes a falta de vitamina A normalmente é resultante do desmame precoce ou da falta de amamentação; uma vez que, o leite materno é a principal fonte da vitamina até os 6 meses de idade.
Excesso de vitamina A
O excesso de vitamina A, uma situação frequente em pessoas que ingerem vitaminas deliberadamente, ou altas doses através de suplementos pode causar manifestações clínicas desagradáveis e até perigosas.
A vitamina A pode ser tóxica, armazenada no fígado e nos nossos depósitos de gordura corporal, leva a manifestações como pele seca, áspera e descamativa, fissuras nos lábios, dores ósseas e articulares, dores de cabeça, tonturas e náuseas, queda de cabelos, câimbras, lesões hepáticas e paradas do crescimento. Podem surgir também falta de apetite, cansaço, irritabilidade e sangramentos.
Disponível em: <http://www.bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/70vitaminas>. Acesso em: 31 março de 2013.
Disponível em: <http://www.doutormoises.com.br>. Acesso em: 31 março de 2013.
Disponível em: <http://www.usadanacionalnutrientedatabaseforsatandardrefence.com.br>. Acesso em: 31 março de 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário