Páginas



O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará, Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo!

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Tráfico de pessoas: comércio desumano

Tráfico de pessoas
comércio desumano

  Um dos assuntos discutidos atualmente pela sociedade brasileira é o tráfico de pessoas, conhecido também como tráfico de seres humanos (TSH). Tal matéria vem gerando grande repercussão social devido à trama da novela de Glória Perez “Salve Jorge”, que mostra especificamente o tráfico internacional de mulheres e toda organização criminosa que mantém esse tipo de mercado. 
  Esta temática que nos parece recente vem sendo alvo de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), instituída pelo Senado desde 2003, que busca investigar o tráfico nacional e internacional de pessoas no Brasil, suas causas, consequências, rotas, responsáveis; e obviamente prender e punir os agenciadores e mantenedores deste negócio. 
  Segundo dados do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC), o tráfico de pessoas no Brasil movimenta cerca de 32 bilhões de dólares por ano, superando o tráfico de armas e até mesmo o tráfico de entorpecentes. Os dados enfatizam que maior parte das vítimas são mulheres e crianças, cotidianamente são coagidas a fim de gerar lucratividade as quadrilhas especializadas. 
  A busca por emprego e/ou sonho de um futuro glamouroso faz com que muitas jovens sejam aliciadas por falsas agências de modelo e até mesmo por anúncios vinculados na internet, que prometem oportunidades tentadoras de trabalho e vida luxuosa fora do país. Ao chegar são surpreendidas por uma realidade hostil, vendidas, violentadas e obrigadas a se prostituir em casas noturnas e a dar lucros aos “empresários do sexo”. 
 Outro alvo fácil para os criminosos são os recém-nascidos, ainda na maternidade são raptados e comercializados por meio da adoção ilegal. As organizações ilícitas sequestram e aproveitam-se da miséria familiar para apoderarem-se de meninos e meninas. Com promessa de lhes darem um futuro melhor conseguem o consentimento dos pais e retiram ilegalmente os pequenos de seu local de origem, passam a escravizá-los em trabalhos domésticos, usá-los para fins pornográficos e até mesmo na comercialização de órgãos. 
  O tráfico de pessoas é um ato de desumanidade, covardia e crueldade com a própria raça, ao mesmo tempo negócio lucrativo e rentável para os malfeitores. Sendo assim, devemos nos atentar a qualquer atividade suspeita, desconfiar de promessas mirabolantes e zelarmos por entes queridos, principalmente pelos mais vulneráveis, e claro, combater e denunciar a polícia qualquer atividade suspeita que conote esta barbárie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário