Páginas



O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará, Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo!

domingo, 25 de novembro de 2012


Agente Comunitário de Saúde em Nova Londrina 
Elo entre a comunidade e a Administração Pública 

  O Programa Saúde da Família (PSF), criado pelo governo federal é um sistema de atendimento e atenção básica à população. Composto basicamente por equipe multiprofissional com médico, dentista, enfermeira, auxiliar de enfermagem e agente comunitário de saúde, tem como função aproximar a saúde da comunidade. Cada profissional dentre sua área de atuação desempenha papel singular. Entretanto cabe-nos ressaltar a importante função dos Agentes Comunitários de Saúde junto à comunidade de Nova Londrina. 
  Em nossa cidade há seis equipes do Programa Saúde da Família, com quadro de Agentes Comunitários composto em sua totalidade por mulheres. Elas desempenham assiduamente junto com os demais profissionais competências como: visita domiciliar, planejamento das ações de saúde; promoção da saúde; prevenção e monitoramento de situações de risco e do meio ambiente; prevenção e monitoramento de grupos específicos; prevenção e monitoramento das doenças prevalentes; acompanhamento e avaliação das ações de saúde. 
  Em outros termos as Agentes Comunitárias de Saúde, devido seu trabalho de campo são profissionais que conhecem as necessidades da população, são elas quem vive o dia-a-dia do grupo de pessoas que está sob sua jurisdição. Dessa maneira, muitas vezes transformam-se em “psicólogas, assistentes sociais, amigas solidárias” e motivo de alegria de muitos idosos que as têm como único interlocutor. 
  O contato direto com residências colocam essas profissionais da saúde na linha de frente da política municipal. Muitos munícipes descontentes com a administração penalizam as Agentes Comunitárias por ações que não são de suas responsabilidades. Uma vez que recebem atendimento insatisfatório na rede municipal de saúde ou em qualquer outro órgão do município, grande parte dos cidadãos manifestam seus descontentamentos sobre aquelas que batem a sua porta. 
  Diante disso, por lidarem frequentemente com as impressões sociais da comunidade nova-londrinense, as Agentes Comunitárias de Saúde, independente de suas posições políticas transformam-se em “bode expiatório”. Muitas pessoas vêem nelas a figura do prefeito, secretários ou daqueles que não os agrada no quadro administrativo; daí acabam recepcionando-as com indiferença e aspereza, pois, não tem consciência de que as Agentes estão apenas realizando seu trabalho. 
 As Agentes Comunitárias de Saúde de Nova Londrina desempenham satisfatoriamente suas funções e podem vir a ser o elo entre a comunidade e a administração pública em todos seus segmentos. Para isso faz-se necessário valorização profissional e escuta sensível das experiências vivenciadas em campo. Ouvindo-as o gestor público terá subsídios para desenvolver ações que mais se aproximem dos anseios da cidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário